Crianças vivem num centro de acolhimento e estão separadas dos pais há três meses
Segurança Social só procurou família de Foros de Salvaterra depois de entrevista na televisão
A Segurança Social de Salvaterra de Magos só procurou a família a quem foram retirados os três filhos depois de uma entrevista na televisão. Cinquenta dias depois do tribunal ter decidido que o agregado seria acompanhado.
O casal de Foros de Salvaterra de Magos a quem, há três meses, foram retirados os três filhos por falta de condições na habitação só começou a ser acompanhado pela Segurança Social depois de ter sido entrevistado num programa de televisão.
A 28 de Julho o Tribunal de Menores de Vila Franca de Xira decidiu que os filhos menores de Marília Batista e Joaquim Manuel continuariam afastados dos pais, no Centro de Acolhimento Temporário da Praia do Ribatejo, concelho de Vila Nova da Barquinha. Local para onde foram quando a 20 de Junho a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Salvaterra de Magos retirou as crianças ao casal com grande aparato policial. Falta de condições de habitabilidade foi a razão invocada para a decisão.
No dia em que o tribunal decidiu que os menores ficavam no centro de acolhimento ficou acordado entre o casal e a Segurança Social de Salvaterra de Magos que o agregado seria acompanhado com regularidade por uma assistente social. Clara Carregado – que também pertence à Comissão de Protecção de Crianças e Jovens - ficou responsável pelo processo. Mas desde essa altura que o casal está entregue à sua sorte. Têm contado apenas com a solidariedade de vizinhos e da sociedade civil que se tem mobilizado para ajudar o casal a construir a sua habitação de forma a ter as condições de habitabilidade necessárias para ter os filhos de volta.
Apenas no dia 16 de Setembro – depois da jovem mãe ter participado num programa de televisão onde expôs o seu caso - é que duas técnicas se deslocaram a casa de Marília e Joaquim para se inteirarem do desenvolvimento das obras de construção e ampliação da habitação do casal.
Ao que apurámos, Clara Carregado estava de férias nesse dia, razão pela qual não visitou o casal. Mas terá voltado ao trabalho no dia seguinte. Marília tem outra explicação. “A única razão que encontro para o facto de Clara Carregado não ir a nossa casa é porque sabe o que disse em tribunal e só pode estar com medo de ir lá sozinha. Mas pode lá ir porque, apesar do que ela nos fez não se fazer a nenhum ser humano, nós queremos resolver esta situação o mais breve possível. Queremos os nossos filhos perto de nós o quanto antes”, afirma. O casal de Foros de Salvaterra foi convocado para comparecer nas instalações da Segurança Social para uma reunião esta quinta-feira, dia 25.
Também após a entrevista de Marília na televisão, a relação com o Centro de Acolhimento Temporário da Praia do Ribatejo, onde estão os três filhos do casal, modificou-se. Os pais tinham apenas cinco minutos para conversar com os três filhos por telefone e só tinham direito a uma visita semanal. “Desde que fui à televisão que as responsáveis do Centro de Acolhimento me deixam falar diariamente ao telefone cinco minutos com cada um dos meus filhos. Além disso já permitem que os visitemos também aos sábados e passam recibos por todo o dinheiro que entrego aos meus filhos, o que antes não acontecia”, explica a mãe.
O MIRANTE contactou os serviços da Segurança Social de Salvaterra de Magos para obter mais esclarecimentos, mas os responsáveis dizem que precisam de pelo menos uma semana para dar uma resposta.
Espectáculo com Romana para angariar fundos
No domingo, 14 de Setembro, Marília Batista e o marido receberam a visita da cantora Romana, residente em Samora Correia, que quis conhecer a nova habitação do casal. Sensibilizada pelas notícias que têm sido publicadas, a artista disponibilizou-se a realizar um concerto a título gracioso. As receitas do espectáculo vão reverter para a conclusão das obras da nova casa. O concerto está agendado para 19 de Outubro, em Salvaterra de Magos.
“O telhado já está colocado, falta fazer uma das casas-de-banho. Depois é só colocar a electricidade e as canalizações que é o que nos está a dar mais trabalho. Mas acredito que as crianças voltem a tempo de passar o Natal em casa com os pais. Será uma grande alegria para todos”, afirma Jorge Monteiro, presidente do Shorinji Kempo de Foros de Salvaterra de Magos que está a ajudar a família com as obras.
Deputado quer “Banco do Tempo”
O deputado à Assembleia da República e vereador da Câmara Municipal de Salvaterra de Magos, Nuno Antão (PS), vai entregar na reunião pública de câmara que se realiza a 1 de Outubro uma proposta à presidente do município, Ana Cristina Ribeiro, para a criação de um Banco do Tempo e de uma linha grátis de apoio aos mais necessitados. A proposta surge na sequência das notícias que têm sido veiculadas sobre a actuação da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Salvaterra de Magos.
Nuno Antão realça que não compete aos políticos analisar o trabalho da comissão mas enquanto cidadão confessa ter ficado insatisfeito com as notícias que têm vindo a público. “Acompanho os sentimentos e revolta da população que não entende que se retirem crianças aos pais apenas com a desculpa de que estes são pobres”.
Para o deputado à Assembleia da República, o caso deve ser visto como um exemplo do que há a melhorar no futuro. O eleito considera que se existem dificuldades há que ajudar as famílias “para que se evite que mais crianças sejam retiradas aos pais por motivos de pobreza”.
in O Mirante
. Corte no abastecimento de...
. Novo estudo sobre toxidad...
. GNR apanha ladrões de bom...
. 85% da divida foi gerada ...
. Orientação Pedestre - Cam...
. Dakar Desert Challenge ap...
. Coruche acolhe caravana d...
. DIA EUROPEU DO ENOTURISMO...
. acidente
. água
. almeirim
. assalto
. burla
. carina
. cdu
. china
. ciência
. cigana
. ciganos
. clima
. cobre
. comboio
. cortiça
. coruche
. couço
. cp
. crianças
. crime
. crise
. dai
. desporto
. dívida
. douro
. droga
. economia
. edp
. educação
. emprego
. energia
. ensino
. escola
. espanha
. etnia
. fajarda
. faleceu
. fascismo
. festas
. finanças
. fmi
. fome
. gnr
. humor
. impostos
. insólito
. internet
. ipcc
. justiça
. ladrões
. lamarosa
. mic
. morte
. música
. pobreza
. política
. pontes
. racismo
. roubo
. santarém
. saúde
. sub
. tempo
. ticmais
. toiros
. tourada
. touros
. trabalho
. tráfico
. video
. videos
. Blogs de Coruche
. Conspirações da Vila de Coruche!
. Coruche...Passado, Presente e Futuro
. Cruxices
. Núcleo de Investigação Criminal de Coruche
. Strix
. Sites de Coruche
. APFC
. Buzios
. CORART
. Museu
. O leme
. RVS
. Sites de Interesse
. BioTerra
. Blogs de interesse
greenbit@sapo.pt