Foi com fogo de artifício junto ao rio Sorraia e milhares de pessoas nas ruas que começaram em força, quinta-feira, as Festas de Coruche em Honra de Nossa Senhora do Castelo, que se prolongam até dia 18.
Durante 15 minutos os céus da vila ribatejana ficaram coloridos ao som do fogo, observado por muitos milhares de pessoas, que antes já tinham visto desfilar diversas fanfarras de bombeiros nas ruas da vila.
No parque do Sorraia as tasquinhas foram o primeiro motivo de atracção com petiscos para todos os gostos. À noite já grande parte dos lugares estava ocupada.
Na tasquinha do Ranho Folclórico da Erra, Armando Pedro, mostra o que há para petiscar. “Temos caldo verde, moelas, alheiras, grelhada mista, queijo, arroz, doce, por aí fora. E preços em conta”, refere o presidente do rancho, pela primeira vez representado nas festas.
A Ega da Rosa é a primeira tasquinha da fila de várias. Dá nome a um restaurante de Foros de Salvaterra, propriedade de Rosa Cação. Que não tem pejo em dizer que está nas festas para fazer negócio. “Espero arranjar dinheiro. Temos cervejas, sangria, brancos e tintos, bacalhau e chocos à lagareiro são as especialidades, além de entremeada de leitão. Estou num sítio que bate aqui quase tudo”
Os responsáveis de entidades coruchenses mostram-se confiantes com o nível da festa, um dos melhores de sempre. Para Diamantino Diogo, juiz Irmandade do Castelo, vai ser atingido um brilhantismo diferente de outros anos. “Tem participado muita gente nas novenas, nas ruas a população está a acompanhar”, refere, para assinalar a boa cooperação com a comissão de festas na organização.
O líder da comissão é de opinião semelhante. Filipe Justino considera as festas prometem com os artistas, o fogo e o cortejo, sem deixar de agradecer a colaboração de todos ligados à organização.
O presidente da autarquia coruchense elogiou o trabalho da comissão de festas e dos trabalhadores da câmara, sem esquecer o melhor dos festejos. “Recuperamos da tradição dos toiros na rua como há 30, 40 ou 50 anos atrás, reavivando essas tradições e vivência. Além de recebermos os visitantes com as ruas como devem de estar e o nosso melhor sorriso”, confia o autarca.
Este domingo o destaque está em destaque o cortejo etnográfico e do trabalho com o tema dos “Anos 40”, a par corrida de toiros na praça de Coruche, a partir das 18 horas. Segunda-feira as festas encerram-se com concerto dos Blasted Mechanism.
in O Mirante online
. Corte no abastecimento de...
. Novo estudo sobre toxidad...
. GNR apanha ladrões de bom...
. 85% da divida foi gerada ...
. Orientação Pedestre - Cam...
. Dakar Desert Challenge ap...
. Coruche acolhe caravana d...
. DIA EUROPEU DO ENOTURISMO...
. acidente
. água
. almeirim
. assalto
. burla
. carina
. cdu
. china
. ciência
. cigana
. ciganos
. clima
. cobre
. comboio
. cortiça
. coruche
. couço
. cp
. crianças
. crime
. crise
. dai
. desporto
. dívida
. douro
. droga
. economia
. edp
. educação
. emprego
. energia
. ensino
. escola
. espanha
. etnia
. fajarda
. faleceu
. fascismo
. festas
. finanças
. fmi
. fome
. gnr
. humor
. impostos
. insólito
. internet
. ipcc
. justiça
. ladrões
. lamarosa
. mic
. morte
. música
. pobreza
. política
. pontes
. racismo
. roubo
. santarém
. saúde
. sub
. tempo
. ticmais
. toiros
. tourada
. touros
. trabalho
. tráfico
. video
. videos
. Blogs de Coruche
. Conspirações da Vila de Coruche!
. Coruche...Passado, Presente e Futuro
. Cruxices
. Núcleo de Investigação Criminal de Coruche
. Strix
. Sites de Coruche
. APFC
. Buzios
. CORART
. Museu
. O leme
. RVS
. Sites de Interesse
. BioTerra
. Blogs de interesse
greenbit@sapo.pt