Ciganos discriminados no aluguer de casa para férias
Empresa que aluga casas para férias no Algarve pede cauções entre cinco mil e dez mil euros para clientes ciganos. SOS Racismo já apresentou queixa.
Uma empresa de aluguer de apartamentos e moradias de férias no Algarve está a cobrar cauções diferentes a clientes ciganos. O valor máximo, que é vinte vezes superior ao previsto para outros clientes, pode atingir os 10 mil euros e está explicitado nos Termos e Condições na página de Internet.
O SOS Racismo, que denunciou a situação, já apresentou queixa na Comissãopara a Igualdade e Contra a Desciminação Racial (CICDR). "A discriminação racial no sector do turismo e da habitação não é nova; porém, esta é uma das raras situações em que uma empresa afirma publicamente e por escrito, uma prática discriminatória incluindo-a no clausulado dos contratos que celebra com os seus clientes", refere a associação, em comunicado.
A polémica está no ponto 4 das cláusulas, onde pode le-se: "Para clientes de etnia cigana, o valor do depósito para um apartamento é de no mínimo 5.000 (cinco mil) euros e para uma vivenda: 10.000 (dez mil) euros". De acordo com a empresa,o valor da caução para qualquer outro cliente pode variar entre os 100 e os 500 euros.
Ao Expresso, o gerente da Silmar, Fernando Rebelo, alega que não existe qualquer descriminação. "Não se trata de uma questão de raça, mas de risco. Há dois anos, os sócios da empresa decidiram-se por esta exigência, depois de, em casas alugadas a clientes de etnia cigana, terem desaparecido todos os eletrodomésticos e até os cortinados", refere.
"Nós não temos qualquer cláusula que impeça o aluguer a clientes ciganos. Mas temos uma, de que ninguém fala, que nos reserva o direito de não alugarmos a grupos de jovens até aos 30 anos. O problema é o mesmo: o risco. As casas não são nossas, mas somos nós que temos de pagar todos os estragos causados no fim das férias", alega Fernando Rebelo.
José Falcão, do SOS Racismo, recusa os argumentos da empresa. "Não faz qualquer sentido a teoria do risco. O que há é uma generalização dos ciganos. Ou seja, a de que todos os ciganos roubam e que por isso as cauções têm de ser superiores".
"Para quê? O que é que a polícia ia fazer? Nada", diz Fernando Rebelo
Ler mais: http://expresso.sapo.pt/ciganos-discriminados-no-aluguer-de-casa-para-ferias=f751167#ixzz25gY8BOUb
Por Ricardo Marques
in Expresso
Comentários pertinentes:
jbooo, ontem às 15:05
meu caro a isso chama-se análise de risco. Se fores fazer um seguro para um carro pagas mais consoante o carro, consoante a idade do condutor, consonate o seu histórico etc.
Se fores pedir um empréstimo ao banco a mesma coisa.
Aonde é que está a dúvida'
That s business..
(Professor.com.muita., ontem às 19:00)
Aliás, a SOS racismo luta contra esta grave discriminação feita aos ciganos.
E quem luta pelos jovens com menos de 30 anos, que lá porque nas viagens de finalistas destroem os apartamentos não deviam ser alvo de "idadismo"
Ou os doentes ao fazer seguros não deviam entãao ser vítimas de "Doencismo".
Vou contar uma história que me contou um amigo que trabalha na mercedes.
Eles têm um preço de viatura estabelecido elevado e depois fazem generosos descontos que chegam a mais de 5000€. Porém, não fazem descontos a ciganos. E porquê? Ao que parece os ciganos compram um mercedes S ou E novo ou quase novo, e andam com ele em cima de qualquer piso ou picada sempre a açapar, rebentando com as suspensões, e com as partes de baixo dos corros e até ás vezes com os apoios do motor, depois aparecm muito zangados no stand a protestar,a ccionando a garantia e ameaçando violência por lhes terem vendido um carro estragado. Se for vocÊ a fazer o mesmo ao stand mandam-no bugiar e se vcÊ for mostrar o carro à justiça riem-se de si.
Ao cigano eles mandam compor o popó todo porque senão aparecem uns 30 a fazer barulho e acoisa descamba.
Assim os 5 ou 6000€ dão para compor o carro.
(Professor.com.muita. ontem às 19:19)
O josé rachão não protesta?
Nos hospitais manchester não se aplica a ciganos (já vi 2 ou 3 vezes). Nem ordem de chegada.
Entra uma família de ciganos e ao fim de 5 minutos à espera começa a peixeirada colectiva. O pessoal do hospital após alguns enxovalhos passa-os à frente de toda a gente, e quem está à espera nem protesta, por muito doente que esteja. foram atendidos e saíram antes de eu sequer ter sido chamdao embora já lá estivesse à 1 ou 2 h (aconteceu acho que por 3 vezes com intervalo de meses e em urgências após o jantar, 21h 22h por aí)
(turno da meia noite, hoje às 3:18)
Fazem essas peixeiradas em todo o lado, a última que vi foi na Loja do Cidadão.
É só direitos e deveres nada?
Dá vontade de perguntar...afinal quem é racista?
(Mamaevovo, hoje às 10:40)
Exactamente!
Racistas são eles e não é pouco!
Já vivi num apartamento que os vizinhos de cima eram ciganos, ninguém queira saber os problemas que tive!
Uma vez juraram-me de morte só porque refilei quando me atiraram o lixo de casa deles para a minha varanda!
Deitavam o lixo todo pela janela sem sequer terem consideração nem pelos vizinhos, nem pelo logradouro ajardinado do prédio; desde fraldas a restos de comida ia tudo pela borda fora.
O nosso mal é sermos um país de brandos costumes pois se fossemos um pouco mais agressivos não faziam de nós parvos!
carlos-carlos, ontem às 15:11
São notícias destas que alimentam as pessoas de sentimentos mais extremistas.
É que o copo enche e depois acontece como na Suécia...
Porque motivo os senhores do SOS racismo, não vivem junto de ciganos?
Porque motivo eles não emprestam o carro ou um quarto aos ciganos?
Para ficarem bem com a sua consciência de burgueses, criam e militam estas ONG (com dinheiro nosso) e limitam-se a falar para a TV.
Os ciganos continuam a auto-marginalizarem-se, e esses senhores da SOS Racismo, não tem uma atitude pedagógica para eles se integrarem.
Eles também não querem, porque assim é a forma de receberem subsídios (dos nossos impostos) e ainda temos pena deles.
Há muita gente a estudar Maquiavel!
CãodaRosa , ontem às 21:53
Á luz dos princípios tudo os que se indignaram com a notícia tem razão, mas meus senhores tem de cair na realidade, tem de se deixar de ver as coisas só por esse prisma e a triste realidade é que os membros da etnia cigana, na generalidade, não cumprem com a suas obrigações, não respeitam as regras, fazem da extorsão um modo de vida e isso tem de acabar um dia, se calhar vai terminar de forma violenta, mas ninguém pode continuar a suportar os abusos dessa gente. Na província, algo impensável aqui há uns anos, exisem ciganos que vivem da extorsão que fazem aos comerciantes, conheço uma cidade onde desperados alguns já encerraram e todos os dias vejo entrar alguns para um estabelecimento onde almoçam e não pagam, é o preço para não partirem aquilo tudo. Coisas destas as pessoas calam para não serem vítimas do SOS Racismo e porque se falassem eram acusadas de tudo, mas estão a cavar a sua ruína. Quanto às casas de férias o SOS Racismo pode criar um programa para pagar os prejuízos a quem arrendar casas a ciganos e a destruição que eles provocam. Deixem-se de paternalismos bacocos, a violência não tarda vai estourar e quem é culpado é quem ajudou esta gente a pôr o freio nos dentes.
CDMN1 , ontem às 14:59
"Há dois anos, os sócios da empresa decidiram-se por esta exigência, depois de, em casas alugadas a clientes de etnia cigana, terem desaparecido todos os eletrodomésticos e até os cortinados"
Qual é a duvida? Acho que estão mais do que no seu direito.
É tão discriminatorio como qualquer seguradora ou banco, etc
A unica coisa "chocante" é a empresa ter de chegar a este ponto...
Silva4591 , ontem às 15:26
Eu vi o que uma família de ciganos fizeram a um apartamento, durante 15 dias na Fuzeta.
O espectáculo era indescritível de destruição.
No fim, o "chefe" da matilha ainda ameaçou de morte o proprietário se fosse queixar-se à GNR.
Os prejuízos ascenderam a largas dezenas de milhar de Euros!
Marco de Salvaterra , ontem às 15:35
Pois fiquem sabendo que vamos comprar um terreno na Quinta do Lago para montarmos a nossa feira e estacionarmos as nossas roulotes para fazer férias.
Comunidade cigana
JTcS , ontem às 15:44
...Bem se vê o quê que a Sociedade pensa dos Ciganos!
Agora pergunto, esta ideia foi construída porquê?
Resposta: Porque de facto os ciganos não contribuem em NADA para a sociedade, apenas servem para criar disturbios em todos os sítios por onde passam, só criam crianças mal educadas e ladras (coitadas não têm culpa, mas são fruto do meio onde crescem) e no fim somos nós que os andamos a sustentar quando eles, na sua maioria, vivem bem acima das possibilidades de grande parte dos portugueses.
E já que estamos numa de contas "estorias", aqui vai...
No Monte da Caparica, Almada, uma família de ciganos não pagava renda há 3 anos, o senhorio armado em racista expulsa-os de casa. Final da história... a família de ciganos muito agradecida, pega lume à casa antes de ir embora.
Visitem a página para ver mais comentários ou também, porque não, acrescentar o vosso comentário
. Corte no abastecimento de...
. Novo estudo sobre toxidad...
. GNR apanha ladrões de bom...
. 85% da divida foi gerada ...
. Orientação Pedestre - Cam...
. Dakar Desert Challenge ap...
. Coruche acolhe caravana d...
. DIA EUROPEU DO ENOTURISMO...
. acidente
. água
. almeirim
. assalto
. burla
. carina
. cdu
. china
. ciência
. cigana
. ciganos
. clima
. cobre
. comboio
. cortiça
. coruche
. couço
. cp
. crianças
. crime
. crise
. dai
. desporto
. dívida
. douro
. droga
. economia
. edp
. educação
. emprego
. energia
. ensino
. escola
. espanha
. etnia
. fajarda
. faleceu
. fascismo
. festas
. finanças
. fmi
. fome
. gnr
. humor
. impostos
. insólito
. internet
. ipcc
. justiça
. ladrões
. lamarosa
. mic
. morte
. música
. pobreza
. política
. pontes
. racismo
. roubo
. santarém
. saúde
. sub
. tempo
. ticmais
. toiros
. tourada
. touros
. trabalho
. tráfico
. video
. videos
. Blogs de Coruche
. Conspirações da Vila de Coruche!
. Coruche...Passado, Presente e Futuro
. Cruxices
. Núcleo de Investigação Criminal de Coruche
. Strix
. Sites de Coruche
. APFC
. Buzios
. CORART
. Museu
. O leme
. RVS
. Sites de Interesse
. BioTerra
. Blogs de interesse
greenbit@sapo.pt