Ana Jorge afirmou que os portugueses recorrem a "demasiadas consultas médicas"
A ministra da Saúde, Ana Jorge, afirmou que os portugueses recorrem a "demasiadas consultas médicas |
O porta-voz do Movimento de Utentes dos Serviços de Saúde (MUSS), Carlos Braga, considerou hoje "infelizes" as afirmações da ministra da Saúde, Ana Jorge, segundo a qual os portugueses recorrem a "demasiadas consultas médicas".
"São declarações infelizes porque penso que não há ninguém que recorra a um serviço de saúde por prazer ou por satisfação. Há muitos que não tem condições de recorrer ao Serviço Nacional de Saúde", declarou Carlos Braga.
Segundo o porta-voz do Movimento de Utentes dos Serviços de Saúde, as afirmações da ministra são "desajustadas da realidade", uma vez que não têm em conta "as longas horas de espera", "o pagamento das taxas moderadoras" e "as longas distâncias" que os utentes muitas vezes têm de percorrer para aceder a uma consulta médica.
"As pessoas quando recorrem a uma consulta é porque sentem necessidade de recorrer ao serviço de saúde", defendeu o porta-voz do MUSS.
Quinta-feira, na Lourinhã, a ministra da Saúde afirmou que os portugueses recorrem a "demasiadas consultas médicas", o que agrava o consumismo no Sistema Nacional de Saúde.
De acordo com a titular da Saúde, os portugueses "recorrem às consultas médicas sem necessidade, quando precisariam antes de outro tipo de atendimento prestado por outros profissionais, como enfermeiros ou terapeutas".
"Um hipertenso pode ser vigiado por um enfermeiro que controla a terapêutica e a tensão, se tudo correr bem, não tem de ir todos os meses à consulta médica", exemplificou a detentora da pasta da sáude.
A propósito desta sugestão da ministra, Carlos Braga disse: "Muitos cidadãos sabem lá onde é que poderão ir para terem um contacto com um enfermeiro ou com um terapeuta no sentido de evitar a sua consulta médica".
Creio que aqui o problema é a organização dos serviços Saúde. Se as pessoas realmente necessitam de um enfermeiro ou um terapeuta e vão a uma consulta desnecessária, os serviços devem começar a rastrear e encaminhar melhor os pacientes para os locais indicados. Não vamos culpar as pessoas por recorrerem a uma consulta ou a o que quer que seja quando não tem conhecimentos para avaliar o que é mais indicado para o seu problema. Devem ser os serviços a fazer esse encaminhamento.
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