O aquecimento global antropogênico, ou seja, as mudanças climáticas em nível mundial provocadas pela ação do homem exclusivamente através das emissões de CO2 na atmosfera que resultaria no aumento do efeito estufa e conseqüente desaparecimento das formas de vida na face da Terra,é o assunto atual,tese defendida pelos cientistas do IPCC - Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas.
No meu entendimento isto é a criminalização do carbono. CO2 é fonte de vida e não da morte.O dióxido de carbono é capturado/absorvido pelos vegetais e muito mais pelas águas dos oceanos, que são fontes de alimentos para nossa sobrevivência. Os mares e oceanos ocupam 71% da superfície do nosso planeta. Portanto utilizam-se do CO2 como fonte energética e nos devolvem em forma de oxigênio necessário aos homens e animais. Os cientistas contestadores no mundo, existem até dentro da própria NASA, vem divulgando paulatinamente suas pesquisas. Eles afirmam que pode sim existir algum aquecimento localizado causado pela dinâmica da Terra, do Sol e do próprio Universo, mas nunca global.
O planeta já passou por 08 alterações climáticas e todas para glaciação e jamais ao aquecimento. De 1996 a 2006 a temperatura média do planeta permaneceu constante.
De 2007 a 2009 houve queda de 3 graus centigrados principalmente no hemisfério sul. Os oceanos nos últimos 15 anos apresentaram queda de 5 graus Celsius em suas temperaturas médias.
O que se julga ser aquecimento global nos últimos 70 anos, não passa de correlações entre radiação cósmica, passagem do sistema solar pela galáxia local, manchas solares, campos magnéticos do Sol, ionizações crescentes, concentração de muons na atmosfera, que resultam quase sempre em nuvens de super baixas altitudes, clima instável, muitas chuvas e neves concentradas e localizadas, temperaturas extremas Norte-Sul tanto baixas como altíssimas.
Há também um trabalho recente divulgado pelo Instituto de Pesquisas Espaciais da Dinamarca, com participação de cientistas de todo o mundo inclusive do Brasil (UFSCar, Ufal e UnB), que coloca em cheque a tese do aumento crescente da concentração de CO2 atmosférico. Este compêndio foi simplesmente ignorado na COP 15 realizado o ano passado em Copenhagen. Em 2008 a concentração de CO2 planetária foi de 380 ppmv (partes por milhão volumétrica), considerada a mais baixa de todos os tempos. No período Carbonífero era de 1500 ppmv, no Jurássico 1800 e no Cambriano o extremo de 7000 ppmv. Nem por isso a vida na Terra foi extinta. Estamos aqui para provar. A Terra, nos seus ciclos naturais de solo, vulcões, oceanos e florestas, libera 200 bilhões de toneladas de CO2 por ano. O ser humano com suas atividades industriais, veículos, motores e agropecuária, emitem apenas 6 bilhões de toneladas ano.
Portanto, o homem está sendo incapaz de liquidar com a vida na face da Terra por suas próprias mãos nas emissões de carbono. Haja projetos de seqüestro e créditos de carbono para tanta produção NATURAL de CO2 da própria dinâmica terrestre!!Concordo que cada vez mais devamos utilizar fontes energéticas renováveis e menos poluidoras como etanol, energia eólica, hidroelétrica. Mas, discordo frontalmente desta proposta neocolonialista que o IPCC tenta impor aos paises subdesenvolvidos e em desenvolvimento ao criminalizar a utilização de combustíveis fósseis.
Temos que pagar a conta aos ricos em nome da “preservação ambiental”? Por que EUA, Rússia, Japão, China, Canadá e até Índia não assinaram o Protocolo de Kyoto e muito menos irão ratificá-lo em 2012? Dos países do BRIC só Brasil entrou nesta enrascada em assinar.
Os paises em desenvolvimento irão abrir mão de utilizar suas reservas de combustíveis fósseis para atender as demandas internas de desenvolvimento sócio-econômico dos seus povos? O Brasil em especial deixará de utilizar carvão mineral encontrado em abundância em todo Sudeste? Os poços de petróleo atuais e do pré-sal não irão ser explorados? O gás natural metano do Pará e Amazonas será abandonado?Devemos sim estar atentos a todo e qualquer assunto referente ao meio ambiente local e planetário. O que não podemos é ficar desperdiçando nosso tempo com teses teóricas do aquecimento global antropogênico.
Antes de priorizar estas questões globais temos que realizar primeiro nossa lição de casa ainda não resolvida como dar destinação correta aos resíduos sólidos urbanos (lixo), tratar os esgotos domiciliares e resíduos industriais, tratamento e distribuição perfeita de água potável à população, preservação dos cursos d’agua, reconstituição de matas ciliares, proteção das águas subterrâneas, reflorestamento de áreas com espécies nativas, projetos de macrodrenagem, programas efetivos de educação ambiental nas escolas e entidades da sociedade civil, enfim melhorar as condições de vida do nosso povo rumo ao desenvolvimento sustentado dentro de cada realidade existente em nosso país.
O autor, engenheiro Luiz Roberto Peres, é pós-graduado em Engenharia de Saneamento e Ambiental
Luiz Roberto Peres
. Corte no abastecimento de...
. Novo estudo sobre toxidad...
. GNR apanha ladrões de bom...
. 85% da divida foi gerada ...
. Orientação Pedestre - Cam...
. Dakar Desert Challenge ap...
. Coruche acolhe caravana d...
. DIA EUROPEU DO ENOTURISMO...
. acidente
. água
. almeirim
. assalto
. burla
. carina
. cdu
. china
. ciência
. cigana
. ciganos
. clima
. cobre
. comboio
. cortiça
. coruche
. couço
. cp
. crianças
. crime
. crise
. dai
. desporto
. dívida
. douro
. droga
. economia
. edp
. educação
. emprego
. energia
. ensino
. escola
. espanha
. etnia
. fajarda
. faleceu
. fascismo
. festas
. finanças
. fmi
. fome
. gnr
. humor
. impostos
. insólito
. internet
. ipcc
. justiça
. ladrões
. lamarosa
. mic
. morte
. música
. pobreza
. política
. pontes
. racismo
. roubo
. santarém
. saúde
. sub
. tempo
. ticmais
. toiros
. tourada
. touros
. trabalho
. tráfico
. video
. videos
. Blogs de Coruche
. Conspirações da Vila de Coruche!
. Coruche...Passado, Presente e Futuro
. Cruxices
. Núcleo de Investigação Criminal de Coruche
. Strix
. Sites de Coruche
. APFC
. Buzios
. CORART
. Museu
. O leme
. RVS
. Sites de Interesse
. BioTerra
. Blogs de interesse
greenbit@sapo.pt