Segunda-feira, 19 de Abril de 2010

Recordado 1783 e 1815

Com a recente erupção de um vulcão no glaciar Eyjafjllajokull, na Islândia, parece que, pelo simples facto de milhares de voos terem sido cancelados vivemos uma grande catátrofe. Pode ser um problema em grande escala, que afecta voos de todo o mundo. Não nos podemos é esquecer que já aconteceu muito pior.

Basta-nos recordar, entre muitos outros dois grandes catátrofes, resultantes de erupções vulcânicas.

 

Laki (Islândia 1783) e Tabora (Indonésia 1815)

Laki ou Lakagígar (Crateras de Laki) é uma fissura vulcânica situada no sul da Islândia, não muito longe do cânion de Eldgjá e da pequena cidade de Kirkjubæjarklaustur, no Parque Nacional Skaftafell.

 

Laki é parte de um sistema vulcânico, centrado no vulcão Grímsvötn e incluindo o cânion Eldgjá e o vulcão Katla, e situado entre as geleiras (glaciares) de Mýrdalsjökull e Vatnajökull, em uma área de fissuras as quais correm em uma direção sudoeste-nordeste.

Em [[[1783]]-1784, o sistema entrou novamente em erupção, na fissura de Laki e no vizinho vulcão de Grímsvötn, derramando estimados 14 km3 de lava basáltica e nuvens de compostos venenosos de flúor/dióxido de enxofre que mataram mais de 50% do gado da Islândia, levando a uma terrível fome que matou aproximadamente 25% da população da ilha.

 

Precipitação da Revolução Francesa influenciada por "Laki"

1788 - Fome na França. Os dois anos antes da Revolução Francesa houve colheitas ruins e invernos pesados, possivelmente devido um forte ciclo de El Niño. causado pela erupção do vulcão Laki na Islândia em 1783.

Obviamente que existiram também factores politicos e até intelectuais (vide Causas da Revolução Francesa) mas a fome e o alto preço e falta de alimentos "incendiaram" o descontentamento popular.

Eis o que é referido em "Causas da Revolução Francesa, na Wikipedia:

Uma série de fracassos na agricultura causou uma falta de grãos, consequentemente elevando o preço do pão. Uma vez que o pão era a principal fonte de nutrição para os camponeses, isto levou à inanição. Os dois anos anteriores à revolução (1788-1789) viu colheitas ruins e invernos rigorosos, possivelmente devido a um forte ciclo El Niño causado pela erupção do Laki na Islândia, em 1783. A pequena idade do gelo também estava afetando a agricultura: muitas outras áreas da Europa havia adotado a batata como um alimento básico nesta época, porém os franceses a recusaram como comida suja ou a comida do diabo. A batata era mais resistente a temperaturas frias durante a pequena era do gelo e não era facilmente destruída pela tática de guerra de terra queimada. Muitos camponeses contavam com a caridade para sobreviver, e tornaram-se uma classe com a ambição de contratacar a desigualdade social e colocar um fim a falta de alimento. O 'tumulto do pão' evoluiu para uma causa central da Revolução Francesa. Urbanização em massa coincidindo com o início da Revolução Industrial levou os residentes a se mudarem para as cidades franceses procurando emprego, gerando a uma superlotação que piorou as condições de vida.

 

Estima-se que morreram 92.000 pessoas ....

 

 

O Monte Tambora ou Vulcão Tambora é um estratovulcão ou vulcão composto, ativo, na ilha de Sumbawa, Indonésia.

 

A ilha de Sumbawa é flanqueada tanto ao norte como ao sul por crosta oceânica, e Tambora foi formado pela ativas zonas de subducção sob ele. Isto elevou o Monte Tambora a altura de 4300 m, fazendo-o uma das mais altas formações do arquipélago da Indonésia e injetado uma grande câmara de magma dentro da montanha. Demorando séculos para abastecer a câmara de magma, sua atividade vulcânica atingindo o pico em Abril de 1815.

O Monte Tambora entrou em erupção entre 5 e 10 de abril de 1815, atingindo o nível 7 no índice de explosividade vulcânica, realizando a maior erupção desde a erupção do Lago Taupo em 181 DC. Esta erupção é considerada a maior registrada na Terra, detendo o recorde do volume de matéria expelida: 180.000.000.000 m3 ou 180 Km3.

A explosão foi ouvida na ilha de Samatra (a mais de 2000 km distante). Pesada queda de cinza vulcânica foi observada em locais distantes como nas ilhas de Bornéu, Celebes, Java e Ilhas Malucas. A atividade começou três anos antes, de uma forma moderada, seguindo-se a enorme explosão que lançou material a uma altura de 33 km, que, no entanto, ainda não foi o ponto culminante da actividade. Cinco dias depois, houve material eruptivo lançado a 44 km de altura, escurecendo o céu num raio de 500 km durante três dias e matando cerca de 60.000 pessoas, havendo estimativas de 71.000 mortos, das quais de 11 a 12 mil mortas diretamente pela erupção; a frequentemente citada estimativa de 92.000 mortos é considerada superestimada. A erupção criou anomalias cimáticas globais. Não houve verão no hemisfério norte em consequência da erupção, o que provocou a morte de milhares de pessoas devido a falta de alimento com registros estatísticos confiáveis especialmente na europa, passando o ano de 1816 a ser conhecido como Ano Sem Verão. Culturas agrícolas colapsaram e gado morreu, resultando na pior fome do século XIX. Durante uma escavação em 2004, uma equipe de arqueólogos descobriu artefatos da cultura que permaneceram enterrados pela erupção de 1815. Eles mantinham-se intactos sob 3 metros de depósitos piroclásticos. Neste sítio arqueológico, apelidado "a Pompéia do Oriente", os artefatos foram preservados nas posições que ocupavam em 1815.

Depois da erupção, a montanha do vulcão ficou com metade da altura anterior e formou-se uma enorme cratera, hoje contendo um lago.

 

1816: O Ano sem Verão

 

 

O denominado Ano Sem Verão, Ano Sem Um Verão, Ano da Pobreza ou Ano Em Que Não Houve Verão, foi o ano de 1816, no qual anormalidades climáticas severas do verão destruíram plantações na Europa Setentrional, no nordeste dos Estados Unidos e leste do Canadá. O historiador John D. Post chamou tal fenômeno de "a última grande crise na subsistência no mundo ocidental".

Para a grande maioria das autoridades no tema, parece ter sido causado por uma combinação de inverno vulcânico e atividade solar anormal. A inverno vulcânico foi causado por uma sucessão de erupções que destruíram parte do Monte Tambora em 1815, a maior erupção vulcânica em mais de 1600 anos.

 

As aberrações climáticas não usuais de 1816 teve seu efeito sentido em maior escala no norte dos Estados Unidos, nas Províncias marítimas do Canadá, Terra Nova e Labrador e ao norte da Europa. Tipicamente, o final da primavera e o verão ao norte dos EUA e no Canadá são relativamente estáveis: temperaturas (médias tanto do dia quanto da noite) são de 20º ~ 25ºC, e raramente abaixo de 5ºC. Neve de verão é um evento extremamente raro.

Em maio de 1816, geadas destruíram a maior parte das plantações, e em Junho duas grandes tempestades de inverno no leste do Canadá e na Nova Inglaterra resultaram em muitas mortes humanas. Quase 30cm de neve foi observado em Quebec em meados de Junho, com consequente perca adicional de colheitas. A maior parte das plantas de versão possuem pardes celulares que se rompem com geadas fracas, sendo destruídas quando uma nevasca cobre o solo. O resultado foi carestia regional, fome, epidemias e aumento da mortalidade.

Em Julho e Agosto, lagos e gelo nos rios foram observados até ao sul da Pensilvânia. Rápidas variações de temperatura eram comuns, com as temperaturas revertendo as vezes ao normal ou acima do normal para um verão, como 35ºC, e então, baixando para temperaturas de geada em apenas algumas horas. Mesmo com alguns fazendeiros no sul da Nova Inglaterra conseguindo com sucesso levar algumas colheitas até a maturidade, o milho e outros cereais tiveram aumento dramático nos preços. Aveia, por exemplo, subiu de 12¢ o celemim para 92¢, quase 8 vezes o preço. E a aveia era um produto necessário para uma economia dependente de cavalos como meio principal de transporte. Estas áreas sofrendo perda de colheitas tinham ainda que lidar com a falta de estradas do inicio do século XIX, impossibilitando a importação de alimentos facilmente.

Na China, o inverno gelado matou arvores, colheitas de arroz e até búfalos, especialmente ao norte da China. Enchentes destruíram muitas das colheitas restantes. A erupção do Monte Tambora afetou o período de chuvas na China, resultando em enchentes gigantescas no vale do Rio Yangtzé em 1816. Na Índia, o período de monções atrasado causou chuvas torrenciais que agravaram a cólera perto do Rio Ganges em Bengala, até em Moscou.

O inverno forte de 1817, quando os termômetros caíram para -32ºC, as águas dos rios da cidade de Nova Iorque se congelaram até a profundidade que permitia cavalos andarem por cima do canal de Buttermilk do Brooklyn até as Ilhas Governador.

Os efeitos foram generalizados e duraram muito além do inverno. No leste da Suíça, o verão de 1816 e 1817 foram tão frios que uma barragem de gelo se formou de Giétro até Bagnes. Apesar dos esforços do engenheiro Ignaz Venetz de drenar o crescente lago, a barragem de gelo desmoronou catastroficamente em Junho de 1818.

 

in Wikipedia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Laki

http://pt.wikipedia.org/wiki/Monte_Tambora

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ano_Sem_Ver%C3%A3o

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_fomes_em_massa

http://pt.wikipedia.org/wiki/Causas_da_Revolu%C3%A7%C3%A3o_Francesa

 

publicado por portuga-coruche às 08:00
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De Rogerio Pereira a 20 de Abril de 2010 às 13:40
Excelente trabalho de compilação e análise. Não resisto em fazer-lhe referência no post que hoje vou editar lá no meu blogue
[Error: Irreparable invalid markup ('<br [...] <a>') in entry. Owner must fix manually. Raw contents below.]

Excelente trabalho de compilação e análise. Não resisto em fazer-lhe referência no post que hoje vou editar lá no meu blogue <BR><BR class=incorrect name="incorrect" <a>http</A> :/ conversavinagrada.blogspot.com / <BR>

Comentar post

.Citações Diárias

.Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Corte no abastecimento de...

. Novo estudo sobre toxidad...

. De olhos bem abertos

. GNR apanha ladrões de bom...

. 85% da divida foi gerada ...

. Continuamos à Espera

. Orientação Pedestre - Cam...

. Dakar Desert Challenge ap...

. Coruche acolhe caravana d...

. DIA EUROPEU DO ENOTURISMO...

.últ. comentários

Sr José Sá, já confirmou a sua tese? Obrigado
Eu uso os produtos da HerbaLife há anos e são fant...
Tudo é muito aberta e muito clara explicação de qu...
Ė e nāo e pouco....
Subscrevo, já cá temos miséria que nos baste, e ge...
Por ser nutricionista e' que fala assim...
http://www.publico.pt/economia/noticia/herbalife-i...
essa empresa foi vendida a eden , que pelo visto a...
Estou para comprar um carro usado num stand de Sal...
VAI SE FERRAR. .INGERI OS COMPRIMIDOS DE MULTIVITA...

.arquivos

. Janeiro 2016

. Setembro 2015

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

.tags

. abel matos santos

. acidente

. água

. águas do ribatejo

. almeirim

. apanhados

. aquecimento global

. assalto

. autarquia

. benavente

. biscainho

. blogosfera

. bombeiros

. burla

. câmara municipal de coruche

. carina

. cdu

. china

. ciência

. cigana

. ciganos

. clima

. climategate

. cobre

. comboio

. copenhaga

. cortiça

. coruche

. couço

. cp

. crianças

. crime

. criminalidade

. crise

. dai

. david megre

. desaparecida

. desaparecidos

. desemprego

. desporto

. dionísio mendes

. dívida

. douro

. droga

. economia

. edp

. educação

. emigração

. emprego

. energia

. ensino

. escola

. espanha

. etnia

. fajarda

. faleceu

. fascismo

. festas

. finanças

. fmi

. fome

. gnr

. humor

. imperialismo

. impostos

. insólito

. internet

. ipcc

. justiça

. ladrões

. lamarosa

. meteorologia

. mic

. miccoruche

. morte

. música

. phil jones

. pobreza

. política

. pontes

. procura-se

. racismo

. roubo

. santarém

. saúde

. segurança

. sociedade

. sub

. tempo

. ticmais

. toiros

. tourada

. touros

. trabalho

. tráfico

. tribunais

. video

. videos

. violência

. xenofobia

. todas as tags

.links

.Enviem Notícias e Comentários

CONTACTO

greenbit@sapo.pt

.pesquisar

 
blogs SAPO

.subscrever feeds