As barragens espanholas e a de Castelo de Bode aumentaram os caudais lançados no rio Tejo nas últimas horas, o que veio alterar os cenários das cheias, durante o dia de hoje, sexta-feira. O Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo, continua no nível de Alerta Amarelo, depois de ter sido accionado pelo Governo Civil no dia 22.
A evolução meteorológica nos próximos dias será caracterizada pela passagem de superfícies frontais de até ao dia de sábado, altura em que o continente será influenciado pela passagem de uma depressão de forte actividade localizada ao largo do litoral Oeste, que poderá provocar ventos muito fortes.
Perante esta situação, a Protecção Civil aponta como cenário previsível o agravamento da submersão do Cais de Tancos em Vila Nova daBarquinha e a submersão do Cais do Arrepiado na Chamusca; a submersão da zona baixa de Vila Nova Barquinha.
Durante a manhã de hoje, sexta-feira, verifica-se o agravamento da área inundada na zona baixa de Constância, a submersão da EN368-1, Chamusca – Vale de Cavalos.
Durante a tarde de sexta-feira, verifica-se a submersão da estrada municipal entre Santarém – Caneiras, a submersão da EN365 em Assacaias, entre a Ribeira de Santarém e Alcanhões. No início da noite de sexta-feira, deverá veirificar-se o galgamento do descarregador das Ómnias.
No Município de Constância verifica-se a inundação da parte baixa da vila de Constância, parte do jardim junto ao rio e parque de estacionamento, estrada do campo e via junto à Casa de Camões.
No Município de Vila Nova da Barquinha, o cais de Tancos está submerso.
No Município da Golegã, encontra-se submersa a EN365 Quinta da Broa/ ponte do rio Almonda.
No Município de Alpiarça, submersão da EM 1369 Alpiarça/ Torrinha (estrada do campo).
No Município de Santarém, submersão da EM entre Pombalinho e Reguengo do Alviela, submersão da EN365 com isolamento da povoação de Reguengo do Alviela, submersão da EM que liga Ribeira de Santarém e Vale de Figueira, submersão da EN365 na Ribeira de Santarém, junto à fonte de Palhais.
No Município do Cartaxo, submersão da EN114-2 Setil/ Reguengo.
No Município de Coruche, submersão do caminho municipal entre a EN 114-3 (freguesia de Coruche e Fajarda) e a EM 515 (freguesia do Biscainho), estrada de campo, submersão do caminho municipal entre a EN 114-3 (freguesia de Coruche e Fajarda) e a EN 119 (de ligação para Biscainho ou rotunda do Monte da Barca (estrada de campo), ambos por influência do rio Sorraia.
No Município de Benavente, submersão da EM 1456 entre Benavente e a Recta do Cabo (estrada do campo), por influência do rio Sorraia.
in O Ribatejo