Sexta-feira, 21 de Março de 2008

Primeira detenção no gang dos ATM

GNR e PJ em Taskforce conseguem resultados

Terá sido o primeiro elemento do gang dos multibancos (ATM) a ser apanhado em flagrante delito. Um jovem com pouco mais de vinte anos, ex-militar residente perto do Barreiro, foi anteontem apanhado numa ratoeira montada pela GNR e pela Polícia Judiciária

Agentes das duas forças de segurança andaram horas a perseguir um dos subgrupos do gang. Não conseguiram evitar um furto nas bombas de combustível do Feira Nova, à entrada de Torres Novas, mas surpreenderam os autores do crime numa zona florestal ali próxima quando se preparavam para abrir o ATM. Só um dos dez assaltantes foi apanhado, mas as autoridades procuram um grupo de cerca de vinte indivíduos.

Ao que o CM apurou, esta colaboração entre inspectores da PJ de Leiria e militares da Secção de Investigação Criminal da Brigada 2 da GNR resulta de um pedido expresso de ajuda. Em Dezembro – face à crescente acção do grupo – a PJ tomou a iniciativa de abordar o comando da Brigada 2. De imediato, foi constituída uma task-force de investigadoresdaGNR com empenho exclusivo neste caso.

Foram semanas seguidas de diligências. Vigilâncias, escutas, perseguições, tudo feito com grande discrição.

Com capacidade de divisão em subgrupos, o gang é responsável, desde o Verão do ano passado, por dezenas de furtos de ATM em vários pontos do País, com especial incidência na área metropolitana de Lisboa.

O primeiro revés sério do grupo começou a desenhar-se na madrugada de anteontem. Pelas 00h15 de terça-feira seis encapuzados roubaram um BMW série 5 na Alameda dos Oceanos, Lisboa. “Foi um carjacking encomendado”, disse ao Correio da Manhã fonte policial. A viatura, em conjunto com outra do mesmo modelo roubada pelo mesmo método a 5 de Março, emSetúbal, seguiu para Torres Novas. Pelas 02h00 dez homens furtaram a caixa multibanco.

Com a PJ e a GNR – incluindo elementos da Companhia de Operações Especiais – no encalço, os assaltantes deslocaram-se a uma zona florestal em Roda. O ATM foi descarregado, tendo dois indivíduos usado uma rebarbadora para tentarem abrir o cofre.

Quando os investigadores avançaram para as detenções, a maior parte dos elementos do gang conseguiu fugir. Ficou para trás um jovem, com pouco mais de 20 anos. O Correio da Manhã sabe que se trata de um ex-militar que a PJ apresentou ontem ao Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa.

DISCURSO DIRECTO: "O FURTO DESTAS MÁQUINAS É APETECÍVEL": Leonel Carvalho, secretário-geral do Gabinete Coordenador de Segurança

Correio da Manhã – A subida do furto de ATM em 2007 é preocupante?

Leonel Carvalho – Trata-se de um crime, o de furto, que implica poucos riscos e tem grandes lucros. Por isso é apetecível aos assaltantes. A subida não tem reflexo no aumento do crime violento.

– Que medidas para conter o aumento deste crime?

– O Gabinete Coordenador de Segurança acredita que quando se generalizar o dispositivo de pintagem das notas nos ATM este crime deixará de ser lucrativo para os assaltantes.

– O gang dos multibancos ainda em actividade pode estar perto do fim?

– O flagrante delito de Torres Novas foi um êxito muito grande. A investigação conjunta da PJ com a GNR durava há muito tempo, envolveu muita gente, o que pode servir para dissuadir outros grupos de se formarem neste crime.

ATAQUES FEITOS COM CARROS ROUBADOS

Segundo as autoridades policiais, é praticamente impossível dissociar o crime de carjacking do de roubo de caixas ATM. Na maior parte dos casos os suspeitos roubam as viaturas com recurso a armas de fogo e à violência, depois usam--nas em roubos de multibancos.

Em 2007 a GNR tomou conta de 178 ocorrências relacionadas com roubos de viaturas pelo método de carjacking, o que equivale a uma média de 14 delitos por mês.

A maior parte dos delitos ocorreu nos distritos de Lisboa, Setúbal, Porto, Braga e Aveiro, tendo os suspeitos recorrido à violência física, actuando encapuzados e armados.

Só este ano, nos meses de Janeiro e Fevereiro, os militares já contabilizaram 33 crimes (um em Aveiro; dois em Braga; um em Leiria; sete no Porto; 10 em Lisboa e 12 em Setúbal. “Na maior parte dos casos os indivíduos actuam encapuzados, armados e utilizam carros que são provenientes de roubo por carjacking”, afirma o coronel Costa Cabral, da GNR. A facilidade de deslocação nas auto-estradas tem feito crescer o fenómeno.

NÚMEROS

25 Segundo a GNR, desde 1 de Janeiro até ontem foram furtadas 25 caixas ATM: 7 no distrito de Lisboa, 6 em Leiria, 5 em Setúbal e 3 em Santarém.

53 A GNR registou 53 roubos de caixas ATM em 2007. Destes 20 foram em Setúbal, 10 em Lisboa, 5 em Santarém, 5 em Braga e 13 noutros distritos.

20 Em 2007, a GNR registou o maior número de furtos de caixas MB em Setúbal. Nesse ano, 20 carros foram roubados com violênciae armas de fogo.

1 O distrito com menos roubos de caixas em 2007 foi o de Aveiro. A GNR só tomou conta de uma ocorrência. Este ano, ainda não houve nenhuma.

33 Em Janeiro e Fevereiro, a GNR registou 33 roubos de viaturas pelo método de carjacking. Destes crimes 12 ocorrerem no distrito de Setúbal.

178 No ano passado, a GNR registou 178 carjackings, numa média de 14 roubos por mês. A maioria dos crimes ocorre perto de acessos à auto-estrada.

112 Soma dos furtos de caixas MB registados pela GNR em 2006 e 2007. Os números são do Gabinete Coordenador de Segurança até 17 de Dezembro.

24 Total de furtos que a PSP assinalou, na sua área de jurisdição, em 2006 e 2007. Os números reflectem o período entre 1 de Janeiro e 17 de Dezembro.

PORMENORES

FURTOS

No porta-bagagens do BMW série 5 apreendido pela PJ e pela GNR na mata da Roda, Torres Novas, foram encontrados inúmeros utensílios usados no furto de caixas multibanco. Rebarbadoras, material eléctrico, gorros passa-montanhas e pares de luvas.

ASSALTO

A Polícia Judiciária acredita que o BMW apreendido anteontem é o mesmo que foi usado por um grupo de três assaltantes para fugir, logo após um assalto à mão armada aos CTT do Bairro Santos Nicolau, em Setúbal. O crime ocorreu no início de Março.

ÉVORA

No mesmo dia do assalto de Setúbal, um grupo de encapuzados andou aos tiros com a PSP de Évora, que não impediu novo furto a uma caixa multibanco. Os assaltantes fugiram num BMW, que poderá ser o que foi apreendido anteontem.

CRONOLOGIA

18/11/07 Um grupo de encapuzados furta uma caixa multibanco (ATM) no Lidl de Grândola. A GNR lança-se em perseguição de um jipe usado pelo gang, que foge.

22/11/07 Testemunhas asseguram ter visto quatro homens a usar uma carrinha para tentar arrombar a porta do Alisuper de Quarteira. A tentativa de furto de um ATM falha, levando o gang a fugir.

08/12/07 Bastou apenas minuto e meio para que seis encapuzados furtassem o multibanco do Intermarché do Bombarral. A caixa veio a ser encontrada abandonada em Óbidos. Este crime terá ligação com um semelhante, ocorrido na véspera em Abrantes.

10/01/08 Durante a madrugada seis jovens armados num Audi tentaram roubar caixas multibanco nos distritos de Leiria, Lisboa e Setúbal.

31/01/08 Sete funcionários da Companhia Logística de Combustíveis, em Aveiras de Cima, Alenquer, foram sequestrados por cinco assaltantes, que roubaram o ATM da empresa. Na mesma madrugada ocorreram mais dois furtos, em Torres Vedras e Pombal.

15/02/08 Só a pronta intervenção da PSP impediu que um grupo de encapuzados conseguisse consumar o furto de duas máquinas ATM em Torres Novas e Entroncamento.

21/02/08 Quatro indivíduos usaram um pé-de-cabra para arrombar uma porta do Intermarché de Olhão. Em menos de um minuto o grupo tirou a caixa multibanco, colocou-a em cima de um automóvel, fugindo em seguida.

NOTAS

CAIXA ATM PODE LEVAR 40 MIL EUROS

Dez assaltantes precisaram de pouco mais de dois minutos para furtar uma caixa multibanco (ATM) num hipermercado perto de Torres Novas e colocá-la na bagageira do BMW. Um ATM como o da foto pesa, em média, 800 quilos e pode armazenar cerca de quarenta mil euros em notas

FUGA LOUCA ÀS POLÍCIAS

Fonte policial disse ao CM que pelo menos uma vez um subgrupo do gang dos multibancos foi perseguido pela GNR, no Algarve, a mais de 240 quilómetros por hora

CERCO AO GANG

Ainda falta desmantelar o grupo na totalidade mas as autoridades policiais acreditam que poderão deter os assaltantes e levá-los a tribunal por associação criminosa

PARTILHA DE INQUÉRITOS

O excessivo número de inquéritos abertos ao gang dos multibancos levou a PJ a delegar competências à PSP e à GNR. A PJ só investiga agora crimes à mão armada

ROUBOS DE CARROS

A Polícia Judiciária estuda a possibilidade de o gang dos multibancos encomendar carjackings

 

Miguel Curado

 

in Correio da Manhã online

música: ATM, roubo, multibanco, PJ, GNR, polícia
publicado por portuga-coruche às 18:12
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De portuga-coruche a 23 de Março de 2008 às 14:07
Temos que acabar com esta corja.... Srs. Juízes não os libertem! Isto não é um filme de cowboys ... ou isto é a anarquia ? É o que estes senhores nos querem fazer crer, na verdade temos uma grande policia, mesmo sem meios e com a justiça a tentar humilhar e decapitular conseguem fazer frente a estes bandidos. Eles sabem que basta dar um tiro num para terem a vida estragada e levar um para a perderem, mas não desistem. Viva a PJ, Viva a GNR. OBRIGADO.

Comentar post

.Citações Diárias

.Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Corte no abastecimento de...

. Novo estudo sobre toxidad...

. De olhos bem abertos

. GNR apanha ladrões de bom...

. 85% da divida foi gerada ...

. Continuamos à Espera

. Orientação Pedestre - Cam...

. Dakar Desert Challenge ap...

. Coruche acolhe caravana d...

. DIA EUROPEU DO ENOTURISMO...

.últ. comentários

Sr José Sá, já confirmou a sua tese? Obrigado
Eu uso os produtos da HerbaLife há anos e são fant...
Tudo é muito aberta e muito clara explicação de qu...
Ė e nāo e pouco....
Subscrevo, já cá temos miséria que nos baste, e ge...
Por ser nutricionista e' que fala assim...
http://www.publico.pt/economia/noticia/herbalife-i...
essa empresa foi vendida a eden , que pelo visto a...
Estou para comprar um carro usado num stand de Sal...
VAI SE FERRAR. .INGERI OS COMPRIMIDOS DE MULTIVITA...

.arquivos

. Janeiro 2016

. Setembro 2015

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

.tags

. abel matos santos

. acidente

. água

. águas do ribatejo

. almeirim

. apanhados

. aquecimento global

. assalto

. autarquia

. benavente

. biscainho

. blogosfera

. bombeiros

. burla

. câmara municipal de coruche

. carina

. cdu

. china

. ciência

. cigana

. ciganos

. clima

. climategate

. cobre

. comboio

. copenhaga

. cortiça

. coruche

. couço

. cp

. crianças

. crime

. criminalidade

. crise

. dai

. david megre

. desaparecida

. desaparecidos

. desemprego

. desporto

. dionísio mendes

. dívida

. douro

. droga

. economia

. edp

. educação

. emigração

. emprego

. energia

. ensino

. escola

. espanha

. etnia

. fajarda

. faleceu

. fascismo

. festas

. finanças

. fmi

. fome

. gnr

. humor

. imperialismo

. impostos

. insólito

. internet

. ipcc

. justiça

. ladrões

. lamarosa

. meteorologia

. mic

. miccoruche

. morte

. música

. phil jones

. pobreza

. política

. pontes

. procura-se

. racismo

. roubo

. santarém

. saúde

. segurança

. sociedade

. sub

. tempo

. ticmais

. toiros

. tourada

. touros

. trabalho

. tráfico

. tribunais

. video

. videos

. violência

. xenofobia

. todas as tags

.links

.Enviem Notícias e Comentários

CONTACTO

greenbit@sapo.pt

.pesquisar

 
blogs SAPO

.subscrever feeds