Quinta-feira, 24 de Abril de 2008

"Herbalife é atentado à saúde pública", alertam os nutricionistas

Produtos "vendidos por pessoas sem qualquer formação"

Posto em causa desde o início do mês de Abril, após a suspensão da venda do suplemento dietético Depuralina em Portugal, o sector dos suplementos alimentares ainda levanta muitas dúvidas aos consumidores. Para os responsáveis da área da saúde alimentar, a falta de informação e educação do consumidor parece ser o principal problema que conduz a ocasionais problemas de saúde. “Por serem naturais, não quer dizer que não tenham riscos”, defende Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN).

Para esta responsável, mais grave que a situação da Depuralina, que é vendida em farmácias, é a dos produtos da multinacional Herbalife, relativamente aos quais o Ministério da Saúde e Consumo espanhol recomendou precaução no consumo na passada segunda-feira.

“O facto de os produtos Herbalife serem vendidos por pessoas sem qualquer formação na área, de pessoa a pessoa”, é o que torna o caso mais preocupante, segundo Alexandra Bento. “Um atentado à saúde pública” é como a presidente da APN qualifica a situação. Como soluções para este problema, avança a proibição de venda “de pessoa a pessoa”, devendo os produtos ser vendidos em locais próprios. Aponta ainda a sensibilização social como um factor essencial na resolução do problema da obesidade, defendendo que a alteração do estilo de vida, dos hábitos alimentares e o incremento da actividade física devem sim ser assumidos pelos consumidores como os factores essenciais que levam a perder peso.

Para a presidente da Associação Nacional de Dietistas (AND), Graça Raimundo, os problemas com os suplementos alimentares surgem muitas das vezes por sobredosagem. “Aquilo que é bom em doses recomendadas pode tornar-se mau em doses excessivas”, refere, reforçando a ideia com a expressão “o teu remédio pode ser o teu veneno”.

A responsável não esquece também a necessidade de haver mais aconselhamento profissional e de se proceder sempre à avaliação contínua da história clínica dos consumidores, antes de se avançar para a prescrição de produtos dietéticos. Também neste caso, Graça Raimundo defende que de uma alimentação normal “as pessoas retiram tudo o que precisam”, não sendo necessário recorrer a ajudas de suplementos a não ser em casos extremos.

Questionada pelo PÚBLICO sobre se os dietistas recorrem regularmente à prescrição de produtos dietéticos por forma a complementar os tratamentos recomendados, a presidente da AND refere que tais suplementos não são aconselhados pelos profissionais “de ânimo leve”, não sendo essa uma situação que ocorre com regularidade.

in Publico online
Para mim não só é um atentado à saúde pública como é um negócio em pirâmide. Basta ir ao nosso amigo google e escrever, por exemplo: herbalife+fraude que logo acedemos a um conjunto de testemunhos, tipo: "A Herbalife é um sistema de lavagem cerebral altamente elaborado e envolvente. As reuniões são parecidas com cultos religiosos. Tem música, testemunhos, "palavras da salvação", etc... ", "COMO A HERBALIFE DESGRAÇOU A MINHA VIDA E A DE MILHARES DE BRASILEIROS NOS ÚLTIMOS OITO ANOS Expondo a realidade de um golpe que impunemente continua a destruir vidas e famílias ". Este último é um documento bastante elaborado e que poderá consultar em:
http://www.scribd.com/doc/14209/herbalife-a-verdade
ou em
http://static.scribd.com/docs/8261s2n2dro4q.pdf
este texto termina com a seguinte frase: "Lembre-se ao ver o slogan "PERCA PESO, PERGUNTE-ME COMO", leia "PERCA DINHEIRO, PERGUNTE-ME COMO" e fuja."
publicado por portuga-coruche às 09:57
link | comentar | favorito
119 comentários:
De P. Oliveira a 26 de Abril de 2008 às 14:06
Muito obrigado pelo seu comentário, em relação ao qual gostaria de esclarecer alguns pontos, que penso não terem sido bem interpretados. O meu comentário anterior é simplesmente o meu testemunho, neste caso em relação ao consumo de um produto e os resultados que obtive, como concerteza o Sr. Portuga já fez em relação a um restaurante, um filme, uma loja, um telemóvel, uma bebida, etc., que concerteza por ter tido uma experiência favorável partilhou isso com familiares e amigos, em suma, pessoas de quem gosta! É isso que eu faço, não só em relação à Herbalife como em muitas outras experiências positivas da minha vida - recomendar a outras pessoas! E isso como disse, é o meu testemunho e vale o que vale o de qualquer outra pessoa.
Agora vamos aos factos, que não dependem de opiniões!
Primeiro-: A Organização Mundial de Saúde recomenda para toda a gente, além da já tradicional alimentação equilibrada, suplementos vitaminicos para toda a gente (independentemente da marca), uma vez que os alimentos tradicionais já não fornecem os nutrientes necessários por diversos factores!
Segundo; A Organização Mundial de Saúde diz que 70% (dados de há três anos) das idas ao médico estão relacionadas com uma nutrição desiquilibrada!
Terceiro: A empresa Herbalife existe há 28 anos (em Portugal há 14), actualmente em 65 paises, está cotada na Bolsa de Valores de Nova Iorque, tem registados 30 milhões de testemunhos com resultados positivos em relação aos seus produtos e tem no seu Conselho Cientifico, médicos galardoados com Prémio Nobel!
Quarto: Todos os rótulos dos produtos Herbalife têm a recomendação para se consultar um médico ou especialista antes de os consumir (como vê só não vai quem não quer), principalmente se a pessoa tiver alguma patologia.
Quinto: Todos os produtos Herbalife têm garatia de reembolso de 30 dias, caso a pessoa não tenha os resultados desejados, ou efeitos adversos (mais ninguém do ramo alimentar faz isto)
Sexto: A Direcção Geral de Saúde de Portugal nos 14 anos que a empresa Herbalife tem em Portugal, não tem qualquer registo de reacções negativas aos produtos.
Sétimo: A Herbalife não faz nem nunca fez publicidade nos orgãos de comunicação social, limitando-se a crescer através dos resultados dos produtos nas pessoas que os utilizam (Como sabe Sr. Portuga, esta forma de marketing só funciona com produtos de excelência, porque também como é hábito no ser humano, mais depressa se espalha uma noticia má do que uma boa).
Muitos mais haveria a frisar, mas estes chegam para lhe tentar transmitir, que o meu testemunho é uma gota de água no oceano mas que não é sustendada no diz que disse mas sim em resultados, porque só se consegue aconselhar um bom filme a um amigo ou familiar depois de o ver!
Sr. Portuga, desejo-lhe muita saúde e felicidade e faça como um médico me disse há muitos anos. "No seu dia-a-dia, faça tudo o que tiver ao seu alcance para não cair nas mãos de um médico, senão arrisca-se a ter um catálogo de doenças."
Tenho pena, que o Sr. Portuga não me tivesse conhecido há três anos atrás, se isso tivesse acontecido hoje decerto que acreditaria no meu testemunho!
Continue com o seu blog e obrigado por publicar os meus comentários. Até Breve
De José Cardoso a 14 de Maio de 2008 às 19:55
Hehe, tenho um tio que é igualzinho ao senhor tambem toma herbalife e diz que desde que está a tomar esses produtos sente-se que nem um super homem (claro é distribuidor), o que é certo é que já vai para a terceira operação ao figado, tem uma hernia discal, tem cataratas e para ajudar mais á festa tem um prejuizo de 10 mil euros de produtos na oficina que não consegue vender a ninguem, está sempre a tentar impigir disso á familia e niguem vai na conversa dele claro, obrigado não áde ele dizer que aquilo faz maravilhas hehehe coitado do homem onde ele se foi meter e voçê tambem P. Oliveira como eu o compreendo.
De J. De Santiago a 7 de Agosto de 2009 às 20:58
Seu tio nao precisa impingir os produtos da Herbalife aos familiares e amigos..Como Distribuidor, com certeza nao leu os manuais da empresa, senao saberia que esses produtos podem ser devolvidos retendo a Herbalife (e muito bem) 10% do valor. Afinal a culpa nao é dela..Mas o prejuízo estará minimizado. Porquê seu tio nao tenta e pára de bater no ceguinho... Um abraço
De E. Brasil a 23 de Outubro de 2009 às 15:05
Parabens J. Santiago e parabens P. Oliveira! O negócio é não dar conhecimento a esta pessoas que não sabem nada da Herbalife, sou do Brasil e uso estes fantasticos produtos naturais da Herbalife a dois anos eliminei 40 kilos aos quais mantenho até hoje, tenho 47 anos e hoje muito mais jovem com muita disposição e saude, ja participei de quatro corridas de 10 kilometros e me sinto cada vez melhor, estou com minha pressão sempre normal e faço exames periodicamente e tudo continua ótimo, e tambem vendo os produtos pois sou Distribuidor independente Herbalife com muito orgulho, e vendo os produtos pois frequento o sistema e nunca deixo de sair com boton e falo com pessoas que querem me ouvir as pessoas que não querem e só sabem reclamar eu só planto a sementinha e deixo para lá, pois o mais importante sou eu parabens a todos e muito sucesso obrigado Herbalife hoje sou outro homen e vou viver duzentos anos pois hoje graças a Herbalife eu amo a vida, fiquem com Deus.
De Antonio a 13 de Abril de 2013 às 16:38
E pra que é que ele comprou 10000€ de produtos de uma vez? Invejoso!!!
De Abram os olhos a 29 de Maio de 2009 às 11:26
Que tens a dizer sobre os LA Galaxy, por acaso nas camisolas nem tem o símbolo da Herbaltreta pois não? E os jogos desta equipa não são transmitidos na TV? Ah, já agora, por acaso vocês pagam o IVA ou passam recibos referentes aos produtos?. Oh jovem, cresce e aparece para comprares de novo um bilhete de transporte à terra, porque parece andares com as ideias um pouco pela zona lunar. Também não é de admirar, pois o objectivo principal dessa ceita é mesmo a lavagem de cérebros com a oferta de toda a riqueza possível no Universo e arredores.
De stelles a 20 de Agosto de 2010 às 13:44
e que tal começares a ver futebol português???melor o academica passa na tv???e já viste tem lá o patrocionio da HERBALIFE no equipamento...será que é assim tao merda a herbalife???suponho que não...agr começa a ver futebo portugÊs e deixa la os LA galaxy...e ja agr n é herbaltretas....é msm HERBALIFE...como os nossos queridos americanos...vida de erva que tal???pelo menos os nossos antepassados mt erva comeram e não morreram...weram mais forte e resistentes do que hoje o ser humano é...
desce antes tu à terra
De Anónimo a 9 de Agosto de 2012 às 16:45
Amigo, vá para a escola e aprenda a escrever! E sobretudo não fale daquilo que não conhece, porque é muito feio levantar falsos testemunhos. E sobre "lavagem ao cérebro", convenhamos que usa e abusa de expressões de gíria popular! Sabe porque é que temos dois olhos e uma boca? Exactamente... é para ouvir mais do que falar. E sobre a " oferta de toda a riqueza possível no Universo e arredores " E passo a citá-lo, é mesmo verdade! Tenha um bom dia!
De carla saraiva a 17 de Agosto de 2012 às 18:54
BOA TARDE SOU UMA JOVEM APENAS COM 30 ANOS,E TOMO HERBALIFE A 4 ANOS,AXO EXCELENTE,NUNCA TIVE PROBLEMAS,PESAVA 80KILOS AGORA PESO 60...SINTOME OTIMA

Comentar post

.Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Corte no abastecimento de...

. Novo estudo sobre toxidad...

. De olhos bem abertos

. GNR apanha ladrões de bom...

. 85% da divida foi gerada ...

. Continuamos à Espera

. Orientação Pedestre - Cam...

. Dakar Desert Challenge ap...

. Coruche acolhe caravana d...

. DIA EUROPEU DO ENOTURISMO...

.últ. comentários

Sr José Sá, já confirmou a sua tese? Obrigado
Eu uso os produtos da HerbaLife há anos e são fant...
Tudo é muito aberta e muito clara explicação de qu...
Ė e nāo e pouco....
Subscrevo, já cá temos miséria que nos baste, e ge...
Por ser nutricionista e' que fala assim...
http://www.publico.pt/economia/noticia/herbalife-i...
essa empresa foi vendida a eden , que pelo visto a...
Estou para comprar um carro usado num stand de Sal...
VAI SE FERRAR. .INGERI OS COMPRIMIDOS DE MULTIVITA...

.arquivos

. Janeiro 2016

. Setembro 2015

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

.tags

. abel matos santos

. acidente

. água

. águas do ribatejo

. almeirim

. apanhados

. aquecimento global

. assalto

. autarquia

. benavente

. biscainho

. blogosfera

. bombeiros

. burla

. câmara municipal de coruche

. carina

. cdu

. china

. ciência

. cigana

. ciganos

. clima

. climategate

. cobre

. comboio

. copenhaga

. cortiça

. coruche

. couço

. cp

. crianças

. crime

. criminalidade

. crise

. dai

. david megre

. desaparecida

. desaparecidos

. desemprego

. desporto

. dionísio mendes

. dívida

. douro

. droga

. economia

. edp

. educação

. emigração

. emprego

. energia

. ensino

. escola

. espanha

. etnia

. fajarda

. faleceu

. fascismo

. festas

. finanças

. fmi

. fome

. gnr

. humor

. imperialismo

. impostos

. insólito

. internet

. ipcc

. justiça

. ladrões

. lamarosa

. meteorologia

. mic

. miccoruche

. morte

. música

. phil jones

. pobreza

. política

. pontes

. procura-se

. racismo

. roubo

. santarém

. saúde

. segurança

. sociedade

. sub

. tempo

. ticmais

. toiros

. tourada

. touros

. trabalho

. tráfico

. tribunais

. video

. videos

. violência

. xenofobia

. todas as tags

.links

.Enviem Notícias e Comentários

CONTACTO

greenbit@sapo.pt

.pesquisar

 
blogs SAPO

.subscrever feeds