Quinta-feira, 24 de Abril de 2008

"Herbalife é atentado à saúde pública", alertam os nutricionistas

Produtos "vendidos por pessoas sem qualquer formação"

Posto em causa desde o início do mês de Abril, após a suspensão da venda do suplemento dietético Depuralina em Portugal, o sector dos suplementos alimentares ainda levanta muitas dúvidas aos consumidores. Para os responsáveis da área da saúde alimentar, a falta de informação e educação do consumidor parece ser o principal problema que conduz a ocasionais problemas de saúde. “Por serem naturais, não quer dizer que não tenham riscos”, defende Alexandra Bento, presidente da Associação Portuguesa de Nutricionistas (APN).

Para esta responsável, mais grave que a situação da Depuralina, que é vendida em farmácias, é a dos produtos da multinacional Herbalife, relativamente aos quais o Ministério da Saúde e Consumo espanhol recomendou precaução no consumo na passada segunda-feira.

“O facto de os produtos Herbalife serem vendidos por pessoas sem qualquer formação na área, de pessoa a pessoa”, é o que torna o caso mais preocupante, segundo Alexandra Bento. “Um atentado à saúde pública” é como a presidente da APN qualifica a situação. Como soluções para este problema, avança a proibição de venda “de pessoa a pessoa”, devendo os produtos ser vendidos em locais próprios. Aponta ainda a sensibilização social como um factor essencial na resolução do problema da obesidade, defendendo que a alteração do estilo de vida, dos hábitos alimentares e o incremento da actividade física devem sim ser assumidos pelos consumidores como os factores essenciais que levam a perder peso.

Para a presidente da Associação Nacional de Dietistas (AND), Graça Raimundo, os problemas com os suplementos alimentares surgem muitas das vezes por sobredosagem. “Aquilo que é bom em doses recomendadas pode tornar-se mau em doses excessivas”, refere, reforçando a ideia com a expressão “o teu remédio pode ser o teu veneno”.

A responsável não esquece também a necessidade de haver mais aconselhamento profissional e de se proceder sempre à avaliação contínua da história clínica dos consumidores, antes de se avançar para a prescrição de produtos dietéticos. Também neste caso, Graça Raimundo defende que de uma alimentação normal “as pessoas retiram tudo o que precisam”, não sendo necessário recorrer a ajudas de suplementos a não ser em casos extremos.

Questionada pelo PÚBLICO sobre se os dietistas recorrem regularmente à prescrição de produtos dietéticos por forma a complementar os tratamentos recomendados, a presidente da AND refere que tais suplementos não são aconselhados pelos profissionais “de ânimo leve”, não sendo essa uma situação que ocorre com regularidade.

in Publico online
Para mim não só é um atentado à saúde pública como é um negócio em pirâmide. Basta ir ao nosso amigo google e escrever, por exemplo: herbalife+fraude que logo acedemos a um conjunto de testemunhos, tipo: "A Herbalife é um sistema de lavagem cerebral altamente elaborado e envolvente. As reuniões são parecidas com cultos religiosos. Tem música, testemunhos, "palavras da salvação", etc... ", "COMO A HERBALIFE DESGRAÇOU A MINHA VIDA E A DE MILHARES DE BRASILEIROS NOS ÚLTIMOS OITO ANOS Expondo a realidade de um golpe que impunemente continua a destruir vidas e famílias ". Este último é um documento bastante elaborado e que poderá consultar em:
http://www.scribd.com/doc/14209/herbalife-a-verdade
ou em
http://static.scribd.com/docs/8261s2n2dro4q.pdf
este texto termina com a seguinte frase: "Lembre-se ao ver o slogan "PERCA PESO, PERGUNTE-ME COMO", leia "PERCA DINHEIRO, PERGUNTE-ME COMO" e fuja."
publicado por portuga-coruche às 09:57
link | favorito
De portuga-coruche a 22 de Dezembro de 2009 às 17:38
O único estudo sobre o consumo de Hebalife que existe é belga (segundo http :/ www.essentialdrugs.org edrug archive /199705 msg00005.php um site de discussão de profissionais médicos e farmacêuticos ). Ainda segundo e-drug o estudo belga conclui que qualquer dieta deverá ser acompanhada por um médico, que o conteúdo das pílulas se resume a vitaminas, hidratos de carbono, minerais e fibras e que a grande actividade passa pelo método piramidal do negócio. Eis o texto: Description of Herbalife:
Herbalife is an American enterprise, founded in 1980 by Mark Hughes,
producing a number of dietary products: e.g. a replaceable meal in
powder-form and several pills.

Promotion of Herbalife:
The whole package is being promoted as the best sustainable method to
become thin.

In reality:
In reality the range of these products are nothing more than an alibi to
construct a world-wide sales system with immense turn-over.

Marketing:
The sale-system of Herbalife is exclusively through informal contacts:
the so-called multi-level marketing, or, maybe better said:
piramide-selling.

Explanation of the marketing system:
The product is offered to you by somebody you know, or you are invited
to come to Herbalife-meetings. The way to make money is to sell as many
Herbalife-products as you can yourself. The best way to sell as many
Herbalife-products is to ask other people to sell the products for you.
In this way the chain is formed. The higher your position in the chain
is the more money you make. But ... of course only a few people are the
real-money makers.

The product:
The contents of the Herbalife-powder: an overdose of vitamins and
minerals, and some proteins, fibres and sugars. Nothing revolutionary!
The pills contain vitamins and other supplements.

Costs:
Costs in Belgium: at least 2400 francs (1994) (appr. US$ 90,-) for a
package of five products. Monthly costs appr. 6000 francs (=appr. US$
200,-); So it is expensive to be hungry!

Effects?
Does Herbalife help in losing weight? Not in a sustainable way! In the
beginning some weight is lost (which is the case in most of the 1000
calories diets: who eats little looses weight!), and a general loss of
energy and activity is experienced. The chance that a longer-term loss
of weight is established in very small.

Danger?
Is Herbalife dangerous? Because this way of loosing weight is quite
heavy (only 1000 calories per day) it should only happen under doctors'
surveillance (Belgium situation). The pills have no value whatsoever,
they only contain -useless- vitamins (spending the money on fruit seems
more advisable!).
The danger is in the method of selling: at Herbalife-gatherings people
come telling that Herbalife saved them from life-threatening diseases,
and this is told to you by somebody you know and trust. Who is fooled?
In order to make money in the Herbalife-business you have to find other
people who sell the product for you, otherwise you will never make
money.

Aggressive marketing:
The marketing of Herbalife is however very aggressive. In convincing
people to use Herbalife Herbalife-users use all kinds of arguments:
including those that Herbalife helps against artrosis, high blood
pressure, astmas, skin problems, diabetes, cancer etc. These people even
have documents available.

Other inaccuracies:
- no contra-indications for children whatsoever; such a diet can be very
dangerous for children
- no contra-indications for people with kidney diseases, liver- and
stomach-diseases
- Herbalife provides information that health workers recommend the use
of Herbalife. This is simply not true (at least not here in Western
Europe: the product is not sold in the pharmacy, or grocery-store)
- Herbalife claims to alter eating habits. This is not true: eating
habits are not changed by powder-diets.
De Filipe Araújo a 23 de Dezembro de 2009 às 19:39
Fala-me de um estudo belga, mas o interessante é a quantidade de países em que a Herbalife está a actuar e que não proíbem o seu consumo. Mais, se falarmos de médicos, podemos falar então no conselho médico científico da Herbalife, liderado por um prémio Nobel, Dr. Louis Ignarro, ou por um especialista mundial em nutrição humana, Dr David Heber. Devem estar todos comprados... E podemos ainda falar de equipas desportivas de alta competição patrocinadas pela Herbalife, onde um dos patrocínios é a nutrição específica durante a temporada... Equipas como o Inter de Milão confiam, atletas de alta competição confiam... Falou-me noutro dia na internet que se encontra muita coisa contra a Herbalife, mas se procurar no google, certamente encontra um número muitíssimo maior de referÊncias positivas.
De Alberto a 23 de Dezembro de 2009 às 20:42
Factos: os produtos formula da herbalife mais não são q um grande coctail de vitaminas e minerais. Correctíssimo q fazem bem à saúde, o problema é q os mesmos complexos vitamínicos em farmácias custam 10eur para o período de um mês. Qual o custo dos produtos herbalife? 120eur mês.
Desde quando vitaminas e minerais fazem emagrecer? Nunca!
Mas depois os distribuidores vão vir dizer q tb têm produtos herbalife para o emagrecimento e q têm mto menos calorias q os normais e q se só se alimentarem com eles vão emagrecer. Correcto, sim senhor, esquecem-se é de dizer q uma mulher adulta deve ingerir 2000kcal/dia (homem-2500). Ora se está a ingerir metade das calorias q devia é normal q emagreça, agora isso é mto perigoso e deve ter acompanhamento médico. E o nutricionista vai-lhe dar uma listagem de alimentos pouco calóricos que o ajudarão a perder peso e por mto menos de metade do preço q custam este produtos "milagrosos". E isto tudo receitado por um profissional q tem preparação específica no ambito nutricional e não pelo vizinho q como sempre foi um gajo porreiro não tem porquê de nos estar a mentir... (depois há casos de morte como em espanha por pessoas estarem a consumir produtos para emagrecer que não deviam estar a tomar devido a factores individuais de risco)
E com tanto distribuidor q há por aí fora não é de admirar que haja inúmeros testemunhos a falar bem. Agora se procurarem estudos de entidades independentes, revistas de saúde e de economia (pois Herbalife mais não é q um grande negócio para os accionistas e péssimo para os distribuidores) aí a opinião é unânime: fuja da herbalife seja para consumir ou para vender.
Facto: "O Ministério da Saúde e Consumo de Espanha alertou, esta segunda-feira, para a existência de um total de nove casos de toxicidade hepática (doenças do fígado de manifestação diversa), presumivelmente associados ao consumo de produtos dietéticos Herbalife" em:

http://industriadadecepcao.wordpress.com/2008/04/21/governo-espanhol-recomenda-cautela-na-utilizacao-de-produtos-herbalife/

Já sei q o caro distribuidor (não se sabe se é à 5 ou 10 anos, cada dia acrescenta-lhe mais uns anos) vai vir dizer q o governo espanhol está mal informado, mais isto e aquilo. Mas um governo não vem para a praça pública desaconselhar o uso de um qq produto se não tiver fortes motivos.

Mas aqui a questão de fundo é esta: há produtos no mercado aprovados pelo infarmed (que é quem testa a qualidade dos produtos e mede efeitos adversos) à venda com preço mto inferior aos da herbalife. Por isso se quiser emagrecer vá ao médico ou nutricionista e não se deixe levar por distribuidores q mais não querem é o deles no bolso.
Anda em baixo? Passe na farmácia e compre um complexo vitaminico pelo qual 20eur já é um preço elevadíssimo em vez de gastar os 120eur do IBP que lhe vão pedir os "Herbais". E para vitaminas não é preciso ir ao médico nem receita médica.
Comentar:
De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres


Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

.Janeiro 2016

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Corte no abastecimento de...

. Novo estudo sobre toxidad...

. De olhos bem abertos

. GNR apanha ladrões de bom...

. 85% da divida foi gerada ...

. Continuamos à Espera

. Orientação Pedestre - Cam...

. Dakar Desert Challenge ap...

. Coruche acolhe caravana d...

. DIA EUROPEU DO ENOTURISMO...

.últ. comentários

Sr José Sá, já confirmou a sua tese? Obrigado
Eu uso os produtos da HerbaLife há anos e são fant...
Tudo é muito aberta e muito clara explicação de qu...
Ė e nāo e pouco....
Subscrevo, já cá temos miséria que nos baste, e ge...
Por ser nutricionista e' que fala assim...
http://www.publico.pt/economia/noticia/herbalife-i...
essa empresa foi vendida a eden , que pelo visto a...
Estou para comprar um carro usado num stand de Sal...
VAI SE FERRAR. .INGERI OS COMPRIMIDOS DE MULTIVITA...

.arquivos

. Janeiro 2016

. Setembro 2015

. Abril 2014

. Março 2014

. Fevereiro 2014

. Novembro 2013

. Outubro 2013

. Setembro 2013

. Julho 2013

. Junho 2013

. Maio 2013

. Abril 2013

. Março 2013

. Fevereiro 2013

. Janeiro 2013

. Dezembro 2012

. Novembro 2012

. Outubro 2012

. Setembro 2012

. Agosto 2012

. Julho 2012

. Junho 2012

. Maio 2012

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Janeiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

. Abril 2008

. Março 2008

.tags

. abel matos santos

. acidente

. água

. águas do ribatejo

. almeirim

. apanhados

. aquecimento global

. assalto

. autarquia

. benavente

. biscainho

. blogosfera

. bombeiros

. burla

. câmara municipal de coruche

. carina

. cdu

. china

. ciência

. cigana

. ciganos

. clima

. climategate

. cobre

. comboio

. copenhaga

. cortiça

. coruche

. couço

. cp

. crianças

. crime

. criminalidade

. crise

. dai

. david megre

. desaparecida

. desaparecidos

. desemprego

. desporto

. dionísio mendes

. dívida

. douro

. droga

. economia

. edp

. educação

. emigração

. emprego

. energia

. ensino

. escola

. espanha

. etnia

. fajarda

. faleceu

. fascismo

. festas

. finanças

. fmi

. fome

. gnr

. humor

. imperialismo

. impostos

. insólito

. internet

. ipcc

. justiça

. ladrões

. lamarosa

. meteorologia

. mic

. miccoruche

. morte

. música

. phil jones

. pobreza

. política

. pontes

. procura-se

. racismo

. roubo

. santarém

. saúde

. segurança

. sociedade

. sub

. tempo

. ticmais

. toiros

. tourada

. touros

. trabalho

. tráfico

. tribunais

. video

. videos

. violência

. xenofobia

. todas as tags

.links

.Enviem Notícias e Comentários

CONTACTO

greenbit@sapo.pt

.pesquisar

 
blogs SAPO

.subscrever feeds