“A CP não pode passar uma certidão de óbito ao serviço regional de transporte de passageiros, com a desculpa de que não é rentável”, defendeu João Heitor, do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda, durante uma conferência de imprensa realizada na estação ferroviária de Marinhais, na segunda-feira, 24 de Janeiro.
Além de exigir a manutenção do transporte de passageiros entre Coruche e o Setil depois do dia 1 de Fevereiro, data já anunciada para a suspensão do serviço, o Bloco quer que o governo, através do Ministério das Obras Públicas, tenha uma palavra a dizer sobre a as linhas que a CP quer encerrar.
“Estes modelos de gestão em que empresas públicas agem como se não tivessem que prestar contas a ninguém são totalmente inaceitáveis”, frisou o deputado, salientando que estas decisões “vão contra o direito dos cidadãos ao transporte e à mobilidade”.
Foi neste sentido que João Heitor e José Gusmão entregaram na Assembleia da República um requerimento dirigido ao ministério de Mário Lino, em relação ao qual esperam uma resposta antes da data já anunciada para a supressão do serviço de passageiros na linha Vendas Novas – Setil, reactivado em Setembro de 2009 após um protocolo entre a CP e as Câmaras de Coruche, Salvaterra de Magos e Cartaxo.
Além da reduzida utilização do serviço, que registou uma média diária de 14 passageiros por composição, a CP alega que o défice de exploração ascende aos 500 mil euros, e que as autarquias estão em dívida no que se refere à sua comparticipação no prejuízos do serviço.
“Parece-nos imprescindível que o encerramento da linha seja adiado, até porque duas das três autarquias já se comprometeram a regularizar os seus pagamentos”, referiu o deputado José Gusmão, chamando a atenção para o facto dos municípios também terem queixas em relação ao cumprimento do protocolo por parte da CP.
Para o BE, “a cobertura da rede ferroviária nem sequer devia depender da comparticipação de autarquias”, frisou José Gusmão, defendendo que “o Estado e a CP, enquanto empresa pública, deveriam garantir o acesso ao transporte em todo o território nacional”.
Os responsáveis do Bloco criticaram ainda a política de gestão da CP, que se tem “orientado apenas por critérios de rentabilidade”.
Isso “tem duas consequências”, alertou o deputado eleito pelo círculo de Santarém, “a privatização de linhas consideradas rentáveis e o encerramento ou a degradação do serviço em linhas menos rentáveis”.
“É uma lógica muito negativa nos impactos que tem para uma lógica de mobilidade sustentada para o país”, concluiu.
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